Instruções do Exame

TESTOSTERONA LIVRE

Instruções para paciente

Exame de sangue.
Jejum necessário de 8 horas.
Crianças até 6 anos de idade: jejum de 3 horas.

INTERPRETAÇÃO DO EXAME:
Um por cento da testosterona circula sob forma livre (TL). Esta é a fração biologicamente ativa, que se liga ao receptor de androgênios e é também reduzida a 5a-dihidrotestosterona (DHT), que se liga a este receptor de forma mais forte e estável, tento potência androgênica 5 vezes maior que a testosterona. Testosterona livre e biodisponível são calculadas por uma fórmula encontrada no site www.alvaro.com.br, que considera os valores de testosterona total em ng/dL, albumina como um valor fixo de 4,3 em g/dL e SHBG em nmol/L).
INDICAÇÕES: Diagnóstico do hipogonadismo masculino; avaliação de puberdade precoce; diagnóstico de tumores virilizantes; avaliação do hirsutismo.
INTERPRETAÇÃO CLÍNICA: No hipogonadismo de origem testicular ou de origem central, seus níveis são baixos. Em casos de hirsutismo, é comum o achado de pelo menos uma discreta elevação dos níveis de testosterona. Dosagens muito altas sugerem tumores virilizantes do ovário, sendo raros os casos de tumores de supra-renal produtores de testosterona isoladamente. Para a confirmação de valores baixos de testosterona total é indicada a dosagem de testosterona livre e biodisponivel.

Data da atualização: 22/09/2022.